Dermatologia Clínica
Toxina Botulínica terapêutica
A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, é normalmente associada a procedimentos estéticos, atuando principalmente na redução de rugas e linhas de expressão. Mas você sabia que também existem diversas aplicações terapêuticas para essa substância?
O botox é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que provoca paralisia generalizada. Apesar do nome toxina, é um composto muito seguro de ser usado: a sua forma industrializada é purificada e aplicada em pequenas doses pelos médicos.
A substância é aplicada diretamente nos músculos, promovendo um efeito de relaxamento temporário, reduzindo contrações involuntárias e a rigidez excessiva. Dessa forma, ela pode contribuir com o tratamento de diversas doenças, atenuando os sintomas e trazendo uma melhor qualidade de vida e bem-estar para os pacientes.
Algumas das principais aplicações terapêuticas da toxina botulínica são:
Enxaqueca: pacientes com enxaqueca crônica, que não tiveram uma resposta satisfatória a outros tratamentos, podem se beneficiar muito das aplicações da toxina botulínica. Ela bloqueia os neurotransmissores responsáveis por sinalizar a dor ao cérebro, impedindo a comunicação dessas áreas do corpo e reduzindo os efeitos da enxaqueca.
Blefaroespasmo: é uma doença neuromuscular que provoca contrações involuntárias, anormais e repetitivas dos músculos ao redor dos olhos, fazendo com que o paciente pisque excessivamente. A aplicação da toxina botulínica paralisa os músculos e impede a movimentação indesejada na região.
Bruxismo: uma condição em que ocorre a contração inconsciente dos músculos da mastigação. Isso faz com que o paciente passe a noite rangendo os dentes ou fechando a boca com muita força enquanto dorme, provocando desgaste e amolecimento dos dentes, dores na mandíbula e cabeça e problemas na gengiva. O uso do botox promove o relaxamento desses músculos, reduzindo a sua contração.
Assimetria facial: é natural que a face tenha assimetrias, mas, algumas vezes, elas podem ser provocadas por traumas, acidentes e doenças. Quando a diferença é mais notável, isso pode causar desconforto e prejudicar funções importantes do organismo. Com a aplicação da toxina em áreas específicas, é possível reduzir a movimentação dos músculos e deixar o rosto mais simétrico.
Sudorese e hiperidrose: excesso de suor, principalmente nas axilas, mãos e pés. Com o botox, é possível relaxar os músculos e inibir o funcionamento das glândulas que produzem o suor.
Paralisia facial: acontece pela inativação dos nervos que controlam os músculos da face, podendo ter diversas causas, como traumas, infecções, distúrbios glicêmicos e alterações nervosas. O tratamento auxilia no relaxamento muscular, deixando os dois lados da face mais simétricos.
Além disso, outras condições, como estrabismo, espasmos, distonias, sialorreia e espasticidade, podem se beneficiar do uso da toxina botulínica.
Na Clínica Mansur, a avaliação é feita de forma personalizada, buscando entender qual a melhor solução para cada caso. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe.