Dermatologia Capilar

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma doença comum que geralmente aparece em áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas, especialmente na região central da face e no couro cabeludo. 

 

Ela causa uma inflamação na pele que provoca descamação, coceira e vermelhidão. Ela também pode promover o aparecimento da caspa, que atinge cerca de 40% dos brasileiros e gera muito desconforto para quem sofre com o problema, além de poder estimular a queda de cabelo e a produção de fios menos saudáveis.

 

Embora sua causa não seja totalmente conhecida, é importante considerar que a doença não é causada por falta de higiene e não é contagiosa. Ela pode surgir e ser agravada por fatores externos, como variações emocionais, baixa temperatura, uso de medicamentos, proliferação de fungos, consumo de álcool, alergias e excesso de oleosidade, além de predisposição genética.

 

Essa doença tem um caráter crônico, ou seja, persiste por longos períodos, com intervalos de melhora e piora dos sintomas. Mas existem diversas medidas que podem ser indicadas para controlar a condição, especialmente de controle da oleosidade nas áreas afetadas, como:

 

  • Lavar os cabelo ao menos 3 vezes por semana, preferencialmente na água fria ou morna;
  • Utilizar shampoos anticaspa/antifúngicos;
  • Evitar o uso de chapéus, bonés capacetes e gorros, especialmente com os cabelos molhados
  • Manter uma alimentação saudável, evitando comidas gordurosas;
  • Ter hábitos saudáveis, controlando o estresse e o uso de álcool e cigarro;
  • Usar roupas que não retenham suor.